Enredo e Samba: Beija-Flor leva Bembé do Mercado para a Sapucaí
23/01/2026
(Foto: Reprodução) Enredo e Samba: Beija-Flor leva para a Sapucaí o Bembé do Mercado
A Beija-Flor de Nilópolis vai falar sobre o Bembé do Mercado no carnaval deste ano. Na quadra da escola, na Baixada Fluminense, a comunidade se prepara para mostrar na Marquês de Sapucaí a história da maior manifestação de candomblé de rua do mundo e que acontece em Santo Amaro, na Bahia.
A escola busca o bicampeonato destacando a cerimônia centenária. A Azul e Branca venceu ano passado homenageando Laíla, diretor de carnaval que fez história na Beija-Flor.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O carnavalesco da escola destaca que o enredo começa e termina com as águas.
“É um enredo que reacende o debate sobre religiosidade no nosso país. É uma história de celebração que acontece há 136 anos no Recôncavo Baiano, quando João de Obá se reúne com um grupo de ex-escravizados e decide sair pelas ruas de Santo Amaro da Purificação para professar sua fé, tocar candomblé e expressar sua cultura, sua arte, em protesto a uma abolição que supostamente não aconteceu”, afirmou João Vitor Araújo, que prometeu surpresas na apresentação.
Beija-Flor de Nilópolis vai falar sobre Bembé do Mercado
Reprodução/ TV Globo
(Confira a letra do samba aqui)
O Bembé do Mercado acontece há mais de 130 anos no Recôncavo Baiano e foi escolhido como enredo por ser uma das mais importantes manifestações de resistência e fé do povo preto no Brasil.
Realizado desde 1889 - um ano após a abolição da escravidão no país - o Bembé do Mercado reúne mais de 60 terreiros de matriz africana e promove, em praça pública, uma extensa programação cultural ao longo de cinco dias.
“Eu não conhecia e foi graças a Beija-Flor, que trouxe essa história. Então eu estou aprendendo de pouquinho em pouquinho para trazer algo diferente no dia do desfile oficial e realmente a trajetória do Bembé do Mercado”, disse a rainha de bateria Lorena Raissa.
Lorena Raissa, rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis
Reprodução/ TV Globo