TH Joias preso: quem é quem nas investigações contra elo do CV com a Assembleia Legislativa
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Força-tarefa prende deputado estadual do Rio, TH Joias, acusado de tráfico, venda de armas e elo com facção criminosa
O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, do MDB, foi preso nesta manhã de quarta-feira (3), em uma operação da Polícia Federal, do Ministério Público do Rio (MPRJ), do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Civil do RJ.
Foram duas operações simultâneas, com investigações convergentes: uma cumpre mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região; a outra, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Ao todo, pelo menos, 18 pessoas eram procuradas, e 15 haviam sido presas até a última atualização desta reportagem.
A seguir, as informações sobre os presos desta quarta-feira (3):
Quem é quem na investigação que prendeu TH Joias
Arte/g1
Alessandro Pitombeira Carracena
Ex-secretário estadual e municipal do Rio de Janeiro: Suspeito de vazamento de operações policiais para o grupo criminoso e de atuar para a retirada de policiais da Gardênia, em Jacarepaguá.
Davi Costa Kobbi da Silva, Davi PQD
Ex-militar e atual servidor da ALERJ. Atuou, segundo a PF, diretamente nas negociações de entorpecentes com Dudu e na venda de armas e munições.
Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão
Índio do Lixão e TH Joias
Reprodução
Apontado como um dos chefes do Comando Vermelho: Atuaria como fornecedor de armas para o Comando Vermelho como fuzis vindos do Paraguai.
Gustavo Stteel
Delegado da PF, fez pesquisas nos sistemas de segurança para checar se havia mandados contra Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, assessor parlamentar de TH, e contra Índio do Lixão. Também é suspeito de repassar a eles nomes de policiais que investigaram facções criminosas.
Delegado federal Gustavo Steel
Reprodução
Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu
Assessor parlamentar de TH suspeito de ser vendedor, instalador e operador de aparelhos antidrone para traficantes.
Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias
Deputado estadual TH Joias é preso por tráfico e venda de armas
Deputado estadual suspeito de comprar dólares para o traficante Luciano Martiniano, o Pezão, atos de corrupção, além de lavar dinheiro para traficantes do Comando Vermelho e do Terceiro Comando Puro (TCP). Saiba mais sobre TH Joias.
Suspeitos de fazerem segurança para TH
Alexandre Marques dos Santos, cabo do 4º BPM (São Cristóvão);
Kleber Ferreira da Silva, ex-PM;
Rodrigo Costa Oliveira, policial militar ;
Wallace Menezes Varges Tobias, cabo do Bope;
Wesley Ferreira da Silva, soldado do 31º BPM (Barra da Tijuca).
TH Joias é preso por tráfico e venda de armas
O que dizem os citados
A defesa de TH divulgou uma nota:
"A defesa do deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva considera absurdas as acusações que vêm sendo reiteradas contra ele. Trata-se de uma repetição de fatos já explorados anteriormente, em claro movimento de perseguição política a um representante legítimo do povo do Rio de Janeiro.
Até o presente momento, a defesa não teve acesso integral aos autos, o que evidencia a violação do direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa. Reafirmamos nosso compromisso em esclarecer todos os pontos e demonstrar a total inocência do deputado".
A Alerj apenas disse que “prestou apoio às autoridades competentes”.
Os advogados Sandro Figueredo e Arthur Ribeiro enviaram uma nota: "esclarecem que ainda não teve acesso integral aos autos relativos à prisão do policial militar Rodrigo da Costa Oliveira. Contudo, tão logo tenha acesso irá entrar com as peças processuais cabíveis a fim de restabelecer o status de liberdade de seu cliente".
A defesa do PM Wallace Menezes Varges de Andrade Tobias afirmou que ainda não vai se pronunciar porque não teve acesso à íntegra do processo.
O g1 tenta contato com a defesa dos outros citados.
Nota da Alerj
“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete. As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”
Nota do MDB
“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar".