Alvoradas de São Jorge movimentam o Rio com missas, procissões e samba; veja programação
17/04/2025
(Foto: Reprodução) A festa começa antes do amanhecer do dia 23 de abril e combina missas solenes, procissões e rodas de samba, reforçando a identidade cultural de bairros como Quintino Bocaiúva e do Centro. Multidão na Rua Clarimundo de Melo para a festa de São Jorge em 2024
Reprodução/TV Globo
A tradicional Alvorada de São Jorge, celebração que mistura fé, cultura popular e sincretismo religioso, promete movimentar o Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (23), dia do feriado em homenagem ao santo guerreiro.
A celebração reflete o sincretismo entre São Jorge, santo católico padroeiro da Cavalaria, e Ogum, orixá da guerra e do ferro no Candomblé e na Umbanda. A tradição, que ganhou força no século XX, é marcada pela resistência cultural afro-brasileira e pela integração entre religiões.
Desde as primeiras horas da madrugada, fiéis devem lotar igrejas, ruas e palcos ao som de fogos, tambores e cantigas, em um misto de devoção católica e reverência a Ogum, orixá das religiões de matriz africana.
A festa começa antes do amanhecer do dia 23 de abril e combina missas solenes, procissões e rodas de samba, reforçando a identidade cultural de bairros como Quintino Bocaiúva e do Centro.
O g1 preparou um material com a programação das três principais igrejas da cidade que contam com grandes festas em homenagem a São Jorge. São elas:
Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, Centro da cidade;
Igreja Matriz São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, 769, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio;
e a Paróquia São Jorge, na Rua Adolfo Konder, 141, Realengo, também na Zona Norte.
Confira a programação de cada uma.
Quintino
Fiéis celebram o Dia de São Jorge na Igreja Matriz, na zona norte do Rio de Janeiro, nas primeiras horas desta segunda-feira. data faz parte do calendário oficial da cidade e é feriado desde 2008. O auge das celebrações na madrugada é a missa da alvorada, com uma tradicional queima de fogos às 5h
J Ricardo/Agência Freelancer/Estadão Conteúdo
A festa na Igreja Matriz São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, 769, começa às 5h da madrugada, com a alvorada. A cerimônia conta com intensa queima de fogos.
Tradicionalmente, os fies começam a chegar no local horas antes. A rua que dá acesso a igreja costuma ficar cheia desde as primeiras horas da madrugada.
As missas em homenagem a São Jorge acontecem de hora em hora, até às 16h. Nesse horário, os fiéis realizam uma procissão com a imagem do santo guerreiro.
Centro
Fiéis lotaram a missa solene em homenagem a São Jorge que aconteceu às 5h
Reprodução/ TV Globo
A Igreja de São Jorge, localizada na Praça da República, no Centro da cidade, estará aberta para visitação das 4h às 18h.
Normalmente, às 4h da manhã, uma imensa fila já começa a se formar na região para a visita à imagem histórica de São Jorge, um dos momentos mais emocionantes da festa.
A partir das 4h30, o palco da Avenida Presidente Vargas já começa com sua programação. Um primeiro momento de oração será seguido das honras militares e da Alvorada Solene de São Jorge, marcada para às 5h.
Das 7h às 16h, a igreja realizará missas de hora em hora para celebrar o dia de São Jorge. Às 18h, o encerramento das atividades do dia será com a missa solene, celebrada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta.
Todo o evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da Igreja de São Jorge RJ.
Realengo
Em Realengo, a Paróquia São Jorge, localizada na rua Adolfo Konder, 141, a festa começa mais cedo, as 0h do dia 23, com a missa da virada. Às 5h, como já é tradição, tem início a Alvorada.
As missas no local são de hora em hora até às 16h. Ao longo do dia, a paróquia também organiza uma feijoada e uma roda de samba.
Feijoadas em homenagem ao Santo Guerreiro
Entre missas e procissões, outra tradição que se fortalece a cada ano são as feijoadas em homenagem a São Jorge.
Em diversas regiões, bares, escolas de samba e centros culturais preparam programações especiais para homenagear o padroeiro com rodas de samba, shows, conversas e, claro, feijoadas que reúnem devotos e festeiros num mesmo lugar. Confira aqui as opções para celebrar.