Linha Verde recebeu mais de 10 mil registros de maus-tratos contra animais em 2025
22/08/2025
(Foto: Reprodução) Linha Verde recebeu mais de 10 mil registros de maus-tratos contra animais em 2025
Entre janeiro e agosto deste ano, o serviço Linha Verde, do Disque Denúncia, recebeu mais de 10 mil registros (10.304) de maus-tratos contra animais.
Nesta semana, a Alerj aprovou um projeto de lei que obriga agressores de animais silvestres ou domésticos a pagar todos os custos do resgate e do tratamento. O projeto de lei segue para sanção do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias úteis para aprovar ou vetar.
O aumento é de 18%, na comparação com o mesmo período do ano passado. As principais denúncias são de maus-tratos a cães, gatos e cavalos.
"Vai ajudar o poder público que tem um custo altíssimo com resgate, com tratamento desses animais que sofrem violência. Então, nada mais justo que o agressor pagar por isso, e não toda a sociedade", disse o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Homem é flagrado arrastando cachorro amarrado por corda em rua de Itaboraí
Em Itaboraí, na Região Metropolitana, um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado por uma corda. Horas depois, o bichinho foi resgatado por uma equipe de proteção e defesa dos animais do município. O agressor não foi encontrado.
Para atuantes na causa animal, o projeto de lei é uma evolução, mas ainda há outras medidas a serem tomadas:
"Traz uma esperança de ressarcimento por parte dos agressores, mas a gente precisaria de uma estrutura pública mais eficiente e mais com um compromisso com o bem-estar animal", afirmou Rosana Guerra, presidente da ONG Indefesos.
Beatriz Reis, voluntária há 10 anos no abrigo João Rosa, deixou claro como são os gastos para manter os bichinhos em uma condição saudável, até mesmo cães que são pacientes renais ou que precisam de cuidados ortopédicos constantes.
"Os gastos do abrigo são constantes. Temos gastos com alimentação. Vivemos de doação. Independente dela chegar, os cães precisam de cuidado", pontuou Beatriz.
Homem é flagrado arrastando cachorro amarrado por corda em rua de Itaboraí
Reprodução/TV Globo